Translate

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Estilingues Artesanais (Estilingues melhores trabalhados)

Todo estilingue é artesanal, o conceito de estilingue "profissional" é na verdade apenas o estilingue industrializado, e o dito estilingue profissional geralmente não é aceito nas poucas competições de estilingue que existe.
Para um bom estilingue feito artesanalmente temos que escolher uma madeira de qualidade boa, pois algumas madeiras não tem a resistencia apropriada para suportar a tração do elastico.
Madeiras com muitas fibras são boas para um bom estilingue, porém devemos nos atentar, pois muitas madeiras "fibrosas" podem rachar e se partir.
Uma boa forma se fazer estilingues a partir de uma certa madeira é utilizar 2 ou mais placas finas da madeira, presas geralmente com um pino ou rebite.
Eu particularmente gosto de utilizar uma peça única de madeira, porém me atento no sentido da fibra e na espessura, para dar segurança, pois se acontecer de quebrar na hora da puxada o estrago em seu rosto pode ser grande.

ATENÇÃO
Estilingues nunca devem ser apontados para nenhum ser vivo, a caça no Brasil é ilegal.

Ao atirar com estilingue é bom usar alguns E.P.I (Equipamento de Proteção Individual), tais como Óculos de proteção de boa qualidade.
Ao manejar ferramentas elétricas, tomar o devido cuidado, pois amputações acontecem facilmente se operar de maneira errada
o equipamento, não esquecer de usar Óculos de proteção, luvas e avental de raspa se necessário.

 

As madeiras boas para a boa confecção de um estilingue são:
 (Toda madeira pode variar a cor)

Angelim 

Peroba Rosa (Essa é extremamente linda na aparência, e ótima em resistência )

Cambará (Minha preferida devido a cor alaranjada,)

Garapeira (conhecida também como Jatobá Amarelo. Atentar-se ao sentido da fibra desta madeira.) 

Canela

(Madeiras de Lei em geral.)


 Estilingues feitos a partir de um molde são fantásticos e com uma beleza fora do comum, e ainda podem ser trabalhados de forma que tenha uma melhor empunhadura.

 Nesta foto podemos ver um belo modelo Hatchcok, eu o fiz em Jatobá Amarelo, ainda estava em processo de finalização.


 Na foto acima o modelo ja finalizado e em mãos do meu grande amigo João Ricardo Pimentel 
(OH Saudade desse estilingue)

Agora uma verdadeira obra de arte.
Estilingue de Canela incrivelmente lindo e simétrico feito por Harry Jants.

Muitas madeiras fora estas citadas são excelentes para confecção de um estilingue, porém esta é que mais encontro na região que moro.

Processo para fazer um estilingue

Processo em 5 passos, porém não pense que por ser apenas 5 passos é algo fácil e rápido, geralmente essas madeiras são uma dureza para se trabalhar.

1º É ter em mãos um "Template", que nada mais é que um desenho com as medidas, atraves deste desenho com o auxilio de um papel carbono você irá transferir para a madeira escolhida. (Nos Arquivos do grupo Estilingue Brasil temos vários modelos)

2º Passo, se você tem uma boa serra tico-tico e habilidade manual, basta recortar sobre o desenho que você transferiu para a madeira.
Caso não possua uma tico-tico, (não se desespere!), contorne o desenho fazendo furos com uma furadeira com uma broca fina (eu gosto da  broca nº 5) e de continuidade com uma serra manual. da mais trabalho, mais funciona do mesmo jeito.

3º Use uma Grosa para remover as rebarbas, e comece o processo de lixamento (Vai acabar com seus dedos, mais no final valerá a pena).
Inicie com uma lixa grosa (Eu começo com a lixa nº 60) até acabar com todo tipo de rebarba.

4º Após eliminar todas rebarbas e marcas da furadeira ou serra, comece a lixar com uma lixa mais fina,(nessa parte uso uma lixa nº 150 ), com essa você vai perceber que começa a mudar bem a aparência da madeira.

5º Por final, dou os acabamentos com as lixas 180, 260, 400, 600 e 1200, quando finalizar com a 1200 verá que sua peça terá um brilho lindo.


PS: é opcional, mais acrescenta uma beleza única, deixar a peça uns 2 dias em banho no óleo de linhaça, este escurecerá a madeira e ficará em um tom único

OBS: Para facilitar seu trabalho algumas ferramentas elétricas ajudam bastante, um torno de mesa (A conhecida Morsa) ajuda muito para o processo de arrancar a rebarba com a grosa.

2 comentários: